Como usar as cores para esquentar o ambiente no inverno?

No Brasil, boa parte das regiões sofre com as variações de temperatura ao longo do ano, fato que influencia totalmente o uso dos ambientes — internos e externos — pelas pessoas. Independentemente da intensidade dessa variação, poder tratar os espaços de maneira diferenciada em cada época só traz vantagens para o usuário.

E como o frio vem chegando de fininho e promete ficar, já está mais do que na hora de preparar cada cantinho com novos elementos e tonalidades. Para ajudá-lo nessa tarefa, trouxemos dicas de como usar as cores para decorar no inverno e garantir boas sensações! Vamos lá?

A importância das cores no ambiente

No mundo da decoração, as cores são tratadas como verdadeiras ferramentas de auxílio para transmitir inúmeras sensações e podem ser manipuladas de acordo com objetivos específicos de quem projetou o espaço.

Cada tonalidade é recebida de maneira particular, o que acaba gerando sentimentos e percepções únicas, que podem ser boas ou ruins.

Para quem trabalha com a cenografia de ambientes — sejam eles públicos ou privados —, ter esse conhecimento do poder de cada cor é fundamental para valorizar o projeto e agradar o público.

No inverno, a temperatura baixa é motivo suficiente para que muitas pessoas se recolham em casa, afinal, sabem que no próprio lar encontrarão o conforto e o calor necessários para uma boa experiência na estação. Dessa forma, cabe aos designers e arquitetos a missão de transformar outros espaços de uso em verdadeiros refúgios acolhedores.

Ao público que pretende sair de casa no inverno para fazer compras ou compartilhar uma refeição com os amigos, poder dispor de um local quentinho e bem decorado é essencial para fugir do frio e curtir a estação ao máximo.

Como decorar no inverno

Aliar o uso correto das cores a pequenas mudanças na organização e na decoração dos espaços pode ser o diferencial para atrair mais clientes. Entenda como incluir cada elemento de maneira positiva na época mais fria do ano:

Cores quentes

Nessa estação, as cores quentes devem ser as preferidas porque acolhem e trazem mais energia para os dias em que a temperatura está muito baixa.

Nas superfícies principais, como paredes, pisos e grandes tecidos (cortinas, tapetes), o ideal é optar por tons mais fechados, como bordô, magenta, roxo e marrom. Já as cores quentes mais abertas, como alaranjado, amarelo, rosa e vermelho podem ser acrescentadas em itens menores para quebrar o peso da composição e trazer movimento.

Experimente usar arranjos de flores, almofadas e utensílios coloridos para dar a sensação de preenchimento do espaço e garantir o conforto visual.

Materiais e texturas

O inverno pede tapetes e cortinas de tecido pesado para evitar o toque da pele com as superfícies frias dos pisos e paredes. Se for usá-los no espaço, prefira sempre os de textura macia e com cores fechadas.

Na mobília, a madeira é um material que funciona muito bem para o frio e pode ser revestida com toalhas (mesas) e almofadas (assentos) para trazer conforto.

Nos objetos decorativos, dê preferência para materiais como porcelana, fibras e cerâmica. Se for usar pedras, aposte naquelas com tons avermelhados ou acobreados, como o basalto ferruginoso.

Nichos intimistas

Em ambientes muito amplos, experimente inserir divisórias para criar nichos mais intimistas e que convidem o agrupamento de pessoas. No inverno, o tamanho do espaço é determinante para a sensação de aconchego, tanto que as pessoas tendem a se reunir em torno de lareiras e pequenos grupos para compartilhar o calor humano.

Para evitar a sensação de sufocamento, o ideal é optar por barreiras divisórias que sejam permeáveis, como painéis vazados ou floreiras com espécies de médio porte.

Iluminação especial

No inverno, nada mais gostoso do que a luz amarelada para agregar conforto visual e calor ao espaço. Sendo assim, use abajures e luminárias com esse tipo de iluminação em diferentes pontos do ambiente.

As velas também produzem a tonalidade amarela e são ideais para decorar mesas, prateleiras e bancadas. Direcione focos de luz para a mobília, pontos do piso e itens decorativos para criar um jogo de sombras com clima intimista e acolhedor.

Entenda também como as cores adequadas influenciam no processo de vendas de um bar!

Fonta imagem aqui!