Qual a importância da cenografia para um espetáculo cultural?

Um espetáculo cultural depende de muitos detalhes além da apresentação em si. É fundamental, por exemplo, estar atento à qualidade do que será exibido e, também, à estrutura do projeto — da locação aos equipamentos, do mobiliário à cenografia. Não apenas no teatro, mas em palestras, apresentações musicais, gravações de vídeo e até mesmo em estandes de vendas, a adequação da estrutura ao que se pretende apresentar pode influenciar (e muito) na experiência do público. Confira em nosso post de hoje qual é a importância da cenografia para um espetáculo cultural!

O que a cenografia envolve?

A cenografia envolve vários símbolos, normalmente baseados em um roteiro predefinido para o espetáculo cultural. Todo o cenário e a construção de sensações para o público estão em jogo. Painéis de fundo, mobiliário, cores, identidade visual, iluminação e quaisquer outros elementos visuais estão inseridos na cenografia.

Além disso, a cenografia tem o poder de reconstruir espaços, imprimindo percepções diferentes onde quer que seja. A cenografia também está relacionada com a criação da atmosfera desejada no espetáculo e não abrange apenas uma estrutura física, mas sim todo o período do espetáculo — podendo, inclusive, ser modificada ao longo da apresentação.

Qual é o papel do cenógrafo?

O cenógrafo é o profissional responsável em conceber, criar e utilizar os elementos da cenografia de acordo com o roteiro e a ideia do espetáculo. Ele coordena a montagem da estrutura, o processo de criação e a construção do espaço usando luz, itens de decoração e todas as possibilidades técnicas que tem em mãos.

Ele será o responsável pela utilização dos elementos seguindo a proposta do cliente ou do diretor artístico, de acordo com o orçamento disponível. Mas ele não trabalha sozinho: outros profissionais também estão envolvidos com a cenografia, como o contrarregra, o cenotécnico e o iluminador.

O que levar em conta em um projeto cenográfico?

Todo espetáculo tem uma mensagem ou imagem a passar, e essa imagem pode influenciar profundamente na percepção do público. Por mais que pareça um detalhe que pode ser ignorado ou produzido por conta própria, uma escolha como essa pode se configurar em um erro grave, reduzindo o resultado desejado.

Em primeiro lugar, será necessário um briefing do que se espera que seja passado no espetáculo. A partir daí, a contratação de profissionais no assunto é a escolha mais indicada para que a cenografia se adéque da melhor maneira ao projeto.

Não apenas os eventos ao ar livre necessitam do trabalho cenográfico. Os eventos indoor e os espaços locados também demandam ajustes para que fiquem, dentro das possibilidades, o mais perfeito possível.

Investido em uma boa cenografia, o seu produto ou o seu serviço será apresentado acima das expectativas esperadas. Afinal de contas, detalhes como esse influenciam na forma como as pessoas enxergam o seu negócio e tudo aquilo que você oferece.

E então, gostou do nosso post de hoje? Ficou com alguma dúvida sobre qual é a importância da cenografia para um espetáculo cultural? Conte para a gente! Deixe um comentário com as suas opiniões e questões!

Imagem: Deen Van Meer/Mary Poppins, The Musical. Fonte: http://bit.ly/1PqwOxF